Google Hummingbird – Novo algoritmo do Google

Na semana de seu décimo quinto aniversário o Google lançou seu mais novo algoritmo conhecido por Google Hummingbird (em português Beija-Flor).

A proposta é mudar o conceito de palavras chaves para termos inteligentes ou semânticos. Simplificando o objetivo exposto pelo buscador, seria algo como uma pesquisa com combinações de palavras e frases que refinam ainda mais os resultados para cada tipo de pessoa, região, dispositivo, entre outros critérios de personalização.

Mas será mesmo que é só isso?

“Coincidentemente” o Google Analytics vem apresentando falhas nos relatórios de palavras chaves com a mensagem ‘not provided’. Também ‘apenas uma mera coincidência’ o Google está sendo acusado de manipular os resultados de busca favorecendo seus produtos como o Google Shopping por exemplo.

Eu jamais levantaria uma possibilidade do Google estar escondendo relatórios de nossos sites para ter essa informação de forma exclusiva. – Isso nem passou pela minha cabeça…  Até porque se a empresa mantém dados exclusivos poderia facilmente alterar e manipular, se preciso for, para conter as ações do grupo FairSearch que busca ajustar o sistema do Google com uma pesquisa justa.

Vamos aguardar os próximos capítulos para compreender melhor o real objetivo do Google Hummingbird!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *