Como definir os objetivos do marketing digital para e-commerce

 
objetivos de marketingAs campanhas de marketing digital devem começar pelo planejamento de marketing. O primeiro item a ser definido são os objetivos de marketing para as campanhas. Os resultados obtidos serão provenientes de um objetivo claro, aliado a estratégia bem executada.

No e-commerce podemos listar 10 principais objetivos para o marketing digital:

  • Gerar novas oportunidades (Aquisição)
  • Qualificar leads (Segmentação)
  • Alimentar leads (Relacionamento)
  • Venda direta (Performance)
  • Expandir a marca (Branding)
  • Cross-sell (Performance)
  • Up-sell (Performance)
  • Comunicar-se com clientes (Relacionamento)
  • Gerar referências (Recomendação)
  • Treinamento (Comunicação)

Veja as opções disponíveis para cada objetivo:

Gerar novas oportunidades

Se o objetivo da campanha é aquisição, gerar novas oportunidades ou trazer novos clientes / leads, as melhores mídias são os links patrocinados, seja via Google Adwords, Bing Ads ou até mesmo o Facebook Ads. O modelo de pagamento ideal neste caso é o CPC (Custo Por Clique), já que você pagará por cada novo usuário que clica em seu anúncio.

Para mensurar os resultados deve-se levar em consideração a taxa de conversão de meta para as campanhas. Neste objetivo, a principal meta é a conversão do usuário em lead, analisando então quantos novos contatos deixaram e-mail, telefone ou perfil social para ser impactado em outra campanha posteriormente.

Qualificar leads

Este objetivo serve para segmentar os novos leads, impactados normalmente por uma campanha de aquisição. Este objetivo de marketing leva em consideração usuários que já estão em sua base, limitando assim o uso apenas do e-mail marketing e redes sociais para atingir este público. Em alguns casos é possível utilizar também o remarketing para este objetivo, trabalhando em conjunto com uma boa página de destino / landing page.

Alimentar leads

Esse é o objetivo de marketing que cria um relacionamento com o cliente antes do momento da compra, alimentando-o de informações sobre o produto, serviço ou até mesmo sobre a empresa. Assim como o objetivo acima, deve-se utilizar a própria base via e-mail marketing, SMS ou redes sociais.

Venda direta

Aqui está o momento de fechar a venda. Este é o objetivo de marketing que deve encontrar clientes que já estão decididos em comprar aquele produto. Devemos também vender para a própria base que já tem um relacionamento criado desde a aquisição, segmentação e relacionamento com os leads.

A principal mensuração neste caso é o CPA (Custo Por Aquisição). As melhores mídias para este objetivo são: Google Shopping, Buscapé e Zoom. O canal de remarketing se enquadra perfeitamente neste objetivo.

Expandir a marca (Branding)

Se o objetivo de marketing é expandir a marca os melhores canais estão nas mídias de Display. O modelo de pagamento pode ser CPM (Custo Por Mil impressões). É importante identificar o público que deseja atingir, já que a mídia display é amplo o bastante para atingir pessoas que não fazem parte da persona para este negócio.

Cross-sell e Up-sell

Tanto o cross-sell (compra de produtos relacionados) como o up-sell (compra de produtos superiores) trabalham clientes da própria base. Aqui acrescenta-se uma outra opção além do e-mail marketing e redes sociais que é o Blog, ideal para exibir e oferecer produtos diferentes para a base de clientes e usuários.

Comunicar-se com clientes

O melhor canal para comunicar e relacionar-se com os cliente é a mídia social. Seja Facebook, Twitter, Instagram ou Youtube. Seu conteúdo chegará ao seu cliente da forma que ele espera, seja via textos curtos, mensagens diretas, fotos ou vídeos.

Gerar referências

O e-mail marketing após a entrega do produto pode ser uma importante mídia para gerar referências, assim como as redes sociais. Dentro do site também é possível gerar referências através de ferramentas como Trustvox e Yotpo.

Treinamento

Este é o momento ideal para usar as redes sociais, principalmente o Youtube para explicar ao cliente como usar o produto. O blog também pode ser útil para treinar os clientes.

Conclusão

Compreender os objetivos de marketing ajudará você e sua equipe a diversificar melhor o budget disponível e otimiza a mensuração correta das campanhas de marketing.

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